terça-feira, 6 de novembro de 2012

Movendo a escuridão

Tirinha do artista argentino: QUINO

Não se modifica o mundo com atitudes antigas, nem se modificam os erros com os mesmos sentimentos de sempre. A todo momento, precisam-se de mudanças. O tempo é, a cada instante, diferente do que era, pois passa. Temos de passar adiante. Tornar o que temos dentro de nós a cada momento distinto, sempre visando o melhor em nós mesmos e, assim, em nosso entorno.

Nada é conseguido com ações baseadas na mesmice. Revoluções surgem de atitudes distintas, de gritos que, há pouco, eram sentimentos calados. Não saímos de um estágio para outro sem movimento, mas temos nos estagnado. Luther King sempre defendeu atitudes diferentes, por um mundo melhor, em cada um dos seres humanos da Terra. Deixou sua mensagem detalhando aquilo que sonhava através de seus inesquecíveis discursos. Alguém conheceu ele? Alguém da geração atual de jovens conheceu esse personagem? Não. Desconhecem-no. Infelizmente. Estamos cercados em uma ilha de ignorantes declarados, pois nos dias de hoje ser ignorante é bom, legal, descolado. Passar mais tempo numa academia que em uma livraria é interessante e admirado. Consegue-se mais facilmente uma namorada com algum dinheiro gasto em bobagens que com algum papo inteligente. Consegue-se mais amigos com noitadas banhadas a álcool que em tardes inteiras de conversação. Ser ignorante é legal.

Nos dias de hoje, pensar demais cansa. É como remar contra uma maré. Aquele que reflete torna-se um barco à deriva, pois ninguém o ouve. E o que fazer? Quando se conversa nas ruas, quando se expõe ideais, as pessoas se assustam e não entendem, pois não estão acostumadas com ideais ou com discussões para além do óbvio que lhes é imposto e exposto pelas redes de TV. Conversa-se mais de novela, ficção, que da realidade da cidade onde moramos, do país em que habitamos. ''Política é coisa de corrupto''. Virou jargão popular. Daí, não se discute política. Mas, para cada um dos que não gostam de política, existem outros que adoram e se elegem assim. Daí, mais dinheiro público é roubado, mas, no fim, ninguém sabia de nada. Pura e simples falta de reflexão - e de ação.

Para toda ação, existe uma reação. Para toda reação existir no contexto social, necessitamos de uma reflexão. Por isso os erros e corruptos de nosso país permanecem ilesos. Não se discute sobre as mazelas surgidas no dia a dia, daí, as ações não geram reflexões e, sem essas, não temos reação para as atitudes daqueles que nos são algozes. Ora, o que fazer? Refletir! Mas, sozinho, em nada adianta, pois as conclusões podem ser várias, mas o corpo continua sendo um só.

Lutemos então em conjunto para que modifiquemos nossa realidade. Iniciemos modificando a nós mesmos, pelo menos. O resto acontece como reação em cadeia. Não mais nos silenciemos diante dos erros - nossos e do mundo ao nosso entorno! Sejamos livres para agir, refletir e reagir! Esse pode ser o lema - e talvez uma solução. Será sempre uma máxima verdadeira a seguinte frase: ''nem tudo o que se questiona se modifica, mas nada se modifica sem questionamento''. Falta-nos isso: questionar! Refletir. Assim, e somente assim, teremos um amanhã melhor. Comecemos hoje, fazendo de nós mesmos um ''eu'' diferente para todos!

Pedro Igor Guimarães Santos Xavier

2 comentários:

  1. sensacional a reflexão!!!

    um grande abraço

    Anilson Jr S Campos

    ResponderExcluir