Imagine se hoje fosse um dia diferente dos outros. Imagine se, por exemplo, todos no mundo estivessem felizes; ou ainda que todos os lares estivessem completos, todos os hospitais vazios, todos os asilos falidos, sem ninguém... Imagine se todos os estômagos ainda estivesse cheios da janta de ontem, do café da manhã de hoje e mesmo assim estivessem roncando de fome para o almoço na certeza do prato que virá cheio... Imagine se hoje fosse um dia assim. Imagine.
Imagine ainda que hoje fosse o dia em que todas as pessoas aprendessem (e o aprendizado durasse para sempre) que devemos ser gentis, tolerantes, amáveis, independente de qualquer coisa, cor, nacionalidade, ''tribo'' ou credo, uns com os outros, com todos. Imagine ainda que todos no dia de hoje estivessem aptos a abraçar abraços de carinho em real fraternidade, independente de quem estivesse ali para ser abraçado - sem preconceitos, sem rancores, sem mágoas... Imagine.
Imagine se hoje soubéssemos o que fazer de nossas vidas ou, caso não soubéssemos, que não ficássemos ansiosos pelo amanhã, nunca mais. Imagine que não houvesse mais de hoje em diante pessoas doentes do corpo, tendo-se cura para câncer, por exemplo, e as tantas doenças que nos afligem ainda; imagine ainda se houvesse solução para as dores da alma baseada em amor, não em remédios, a curar os tantos depressivos do mundo... Ah, imagine.
Imagine ainda que fôssemos cidadãos melhores, seres mais evoluídos, menos mesquinhos, mais caridosos, menos egoístas, menos preocupados com nossos bens e contas no banco; assim, que estivéssemos mais atentos à fome e tristezas pelo mundo que com o quanto temos a gastar e quanto temos em poder. Imagine se soubéssemos ser aquilo que Jesus trouxe à Terra através de tantos ensinamentos, independente da procedência de tudo aquilo ser divina ou humana, todos tão puros, bons... Imagine se eles fossem seguidos e, enfim, fossem parte de nós e norte aos nossos atos. Imagine.
Imagine que para cada criança que chorava até ontem, hoje houvesse um sorriso, uma esperança, um calor humano na forma de mãe, pai, irmão, amigo... Imagine. Imagine ainda que as pessoas pudessem amar uns aos outros sem expectativas e sem segundas intenções, ou interesses camuflados; imagine se houvesse amor puro e verdadeiro. Imagine.
Imagine que a virada do ano fosse meramente uma data qualquer, ou seja: que não nos fixássemos tanto nela com tamanha esperança pontual... Imagine se nossas promessas de sermos melhores e bons fossem realizadas a cada novo dia e, diariamente, vencendo medos e superando expectativas frustradas até ontem, conseguíssemos construir um ''eu'' melhor e, disso, um novo e melhor mundo a cada novo ''hoje''. Imagine se esperássemos cada dia novo com tamanho depósito de esperanças e tal enormidade de fé conforme esperamos cada ano novo. Imagine.
Imagine se tudo quanto há fosse de fato eterno, que nos encontrássemos do outro lado da vida, em outras vidas, em outros braços e abraços para toda a eternidade. Consegue imaginar? Imagine! Se pudéssemos fazer isso, talvez faríamos um bom ano novo com 365 dias melhores além dos demais que hão de vir.
Pedro Igor Guimarães Santos Xavier

Nenhum comentário:
Postar um comentário