sexta-feira, 12 de abril de 2013

Pequeno



Cabe de ser grande para se poder pensar direito. Não vale a pena sofrer de bocado em tanto. Aos poucos tudo se ajeita e a coisa que era grande, ''apequenece'', ou algo assim. Tem hora que a vontade de falar cala a razão... 

Estranho tudo fica aos poucos ou aos muitos quando se sabe nada da vida que se deseja. Quem pouco quer ou disso nada sabe, perde-se no dia ou na noite, já que tudo fica num sem sentido grande, vazio de tudo, que não há nada além do que fica de perdido e vago... É algo assim que te digo, pequeno! Tem de ter fé no que se há de querer pra vida!

Levanta a cabeça e chora, mas olhando para frente. Quem chora de cabeça baixa cai em tentação do desespero... Corre, pequeno! É preciso ser grande da alma para não cair. É um tanto de gente que cai aos montes, nem levanta mais. Falta gente de apoio para subir, mas tem mundo de gente que empurra a gente... Gente, gente...! É algo sem significado algum para quem vê de longe, mas pessoa somada a pessoa forma uma multidão de problemas. Seria melhor tudo ser sozinho, cada canto com seu um. Mas, tudo é dividido e compartilhado nessa roça grande; cabe a gente se adequar e se aproximar dos outros. Assim aos poucos a vida fica menos ranzinza, ou algo assim. Cabe de ter fé no futuro sempre.

Devera, tudo encaixa um a um. A vida vai mostrando aos poucos que dá para dividir tudo e ser feliz também. Choro é coisa pouca. A gente tem é de sorrir. Sorrir deixa a gente maior, radiante. Coisa boa fica no mundo quando alguém morre de sorrir. Ruim é ter de chorar por vez ou outra... Mas choro é água que desce, e água seca. Choro seca! Tristeza morre com a lágrima se a gente souber chorar direito. Cabe de ter fé na vida para que o choro jogue fora as coisas... De tristeza em tristeza o homem cai do prumo que tinha. É preciso aprumar para enfrentar a vida, pequeno!

É preciso mais que sorriso para quem há de querer ser feliz. É preciso abrandar o que inquieta o peito, tendo a alma quieta no peito aberto, ou vice-versa. O importante é não cair na tentação do sofrimento, do desespero. Cabe de sorrir sempre, pequeno, é o que digo! Pois da vida, nada se leva, então: para quê carregar tristeza se ela há de ficar por aqui mesmo? Melhor é guardar alegria até o último cantinho de tempo que Deus há de dar. É o segredo da felicidade, pequeno! Ser grande não é coisa de tamanho, mas de comportamento...

Pedro Igor Guimarães Santos Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário